Horário das Exposições dos Pôsteres e Materiais Educativos

OS TRABALHOS (MATERIAIS E PÔSTERES) DEVERÃO SER EXPOSTOS DAS 9h ÀS 18h. AS APRESENTAÇÕES OCORRERÃO NO PERÍODO DA TARDE.

MATERIAIS EDUCATIVOS
Quarta-Feira 05/10/2011


4 - A utilização da história em quadrinhos sobre o filo cnidária como
recurso didático
5 - Modelos didáticos como estratégia de melhoria do processo
 ensino-aprendizagem
7 - Utilização de maquete como ferramenta na educação ambiental para
preservação das tartarugas marinhas.
27 - Trilhando saberes: uma maneira lúdica de aprender
8 - Enquanto existir peixe: Uma história de percepção ambiental
84 - Anatomia lúdica
55 - Oficina de brinquedos, jogos e artesanatos produzidos a
partir de materiais recicláveis
39 - Material didático de auxílio ás aulas práticas de morfologia
 vegetal.
28 - Sinta os pêlos, olhe suas asas, veja um morcego. Efeitos no
aprendizado de uma coleção didática
24 - Modelo didático de membrana celular animal
3 - Conhecendo a célula pela utilização de modelos bidimensionais
e tridimensionais
2 - Ciência e Arte: Aplicação de um recurso fotográfico na
abordagem dos protozoários causadores de doenças


Quinta-feira 06/10/2011


61 - Paradidático “morfologia de angiospermas”
32 - O livro paradidático como ferramenta para uma melhor
compreensão do conteúdo sobre as angiospermas
35 - Produção de paradidático para o ensino de fotossíntese
40 - Jogos lúdicos: uma maneira diferente de “identificar as
 estruturas da flor das angiospermas.”
54 - Produção de cordéis ambientais na escola: uma experiência
 no ensino fundamental I
69 - Paradidático: uma alternativa para o ensino de criptógamos
 no ensino fundamental
70 - Evolução artificial para entender processos naturais, o modelo
 dos tubinhos para genética de populações: Frequencias alélica e
Equilibrio de Hardy-Weinberg
71 - Genésio, Emilio e a genética de populações
79 - A inclusão de jogos no ensino de Biologia facilitando o
processo de ensino-aprendizagem
85 - Estudando a célula vegetal através do jogo
74 - Jogo: toda ação tem uma reação
78 - A reutilização de garrafas pet para construção de mini-hortas 


Sexta-feira 07/10/2011


43 - Jogo da memória como ferramenta auxiliar no processo
ensino – aprendizagem
49 - Dominó dos 4Rs: uma proposta lúdico-pedagógica para
 a problemática do lixo no Ensino de Ciências
52 - “Quebrando a cabeça”: ensino da estrutura do DNA, replicação
 e transcrição pela aplicação de um modelo didático
56 - Tabuleiro da Saúde: uma proposta lúdico-pedagógica para o
 Ensino de Saúde e Epidemiologia
73 - Jogo educativo: abordagem lúdica dos conteúdos de botânica
no ensino da biologia
01 - Testudines Taxidermizados como recursos didáticos para
aulas teórico-pratica de zoologia
06 - Esqueleto e pele taxidermizada de Caimam latirostris (jacaré)
como recursos didáticos para aulas teóricos-prática de zoologia
83 - Iguana iguana Taxidermizada como recurso didático para
 aulas teórico-práticas de Zoologia
81 - Jogo de tabuleiro como método educativo em educação
 ambiental
30 - Jornal Santa Ecologia



APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

Quarta-feira 05/10/2011


51 - Utilização de um jogo didático no ensino de algumas
 doenças parasitárias
58 - Abordagem das doenças transmitidas por insetos vetores
pela utilização do jogo didático “dominó parasitário”
63 - Jogo da memória das doenças parasitárias: conhecendo
as parasitoses brincando
65 - ASTRONOMIA SIM AO ALCANCE DE TODOS (A.S.A.T.):
UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
10 - O uso de aparelho eletrônico como recurso didático no
 processo de ensino-aprendizagem da neurofisiologia
72 - Anatomia na escola: a prática colaborando com a teoria
12 - Educação ambiental: promovendo conhecimento sobre o
ambiente marinho
13 - Rádio comunitária e educação ambiental: ferramentas na
preservação do meio ambiente, Ipojuca-PE-Brasil
22 - Quais temáticas de Educação Ambiental interessam
jovens do Ensino Médio?Perspectivas de estudantes de uma
escola pública, Recife/PE.
59 - Alimentando esta ideia: vivenciando alternativas promotoras
 de uma alimentação saudável
64 - O que se sabe sobre a institucionalização da educação
 ambiental em companhias de saneamento do Brasil?
21 - Identificação de substâncias adulterantes na composição
 do leite em aulas práticas de Bioquímica
33 - Percepção dos alunos em uma escola estadual em Pernambuco
sobre a conservação do solo e sua contribuição para o meio ambiente.
14 - Instalação de um jardim didático agroflorestal na UFPE
23 - A inclusão das universidades nas escolas públicas através de
feiras de profissões
68 - A participação do biólogo na conscientização da sociedade
em prol da saúde pública



Quinta-feira 06/10/2011


76 - Percepção ambiental dos pescadores de uma praia tropical
 do nordeste brasileiro sobre impactos ocorrentes na atividade
pesqueira
77 - Descarte dos resíduos químicos e biológicos dos laboratórios
do campus sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE)
80 - Alternativa sustentável para reciclagem dos recursos naturais
do semiárido pernambucano
82 - A edu//cação Ambiental nas aulas de Ciências
46 - Análise de livros didáticos do esino fundamental II: um
 enfoque ornitológico
53 - Os avanços da educação proveniente da produção 
acadêmica.
57 - Elaboração de um modelo didático do ciclo holometabólico
de Aedes aegypti para abordagem do conteúdo dengue
62 - Produção de paradidático para o ensino de fotossíntese
38 - Abordagem dos insetos nos livros didáticos de ciências
do ensino fundamental
44 - Elaboração de jogos didáticos na prática do ensino de
ciências.
50 - Educação socioambiental: contribuindo para ações
educativas transformadoras
34 - Direito ambiental: um olhar sobre ensino de ciências em
 livros didáticos.
47 - Squamatas de um fragmento urbano de mata atlântica –
Pernambuco, nordeste do Brasil
41 - História em Quadrinhos no ensino da radioatividade: unindo
o humor ao processo de ensino-aprendizagem
48 - Educação socioambiental na UFRPE: repensando hábitos
 de consumo e descarte na comunidade universitária
60 - Seres vivos e o Meio Ambiente: Análise da Abordagem do
Conteúdo em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental
75 - Macrófitas aquáticas sob a perspectiva de alunos de ensino
 médio 


Sexta-feira 07/10/2011


09 - Abordagem sobre resíduos sólidos com estudantes
 do IFPE
15 - Animais em extinção: Uma reflexão com os alunos dos
 anos iniciais do ensino fundamental
19 - “Vendo e aprendendo: História e ciência no Parque da
Jaqueira” uma trilha interpretativa em um parque urbano
20 - Educação SocioAmbiental no normal médio: Formando
práticas educativas transformadoras
29 - AVATAR: Contextualizando o estudo do meio-ambiente
com os avanços tecnológicos.
31 - A educação ambiental nas artes visuais: reflexões
socioambientais em favor do protagonismo social
45 - Oficina de educação ambiental em escolas públicas
de Pernambuco: uma ferramenta para a promoção da
inclusão social
11 - Avaliação do conhecimento dos alunos sobre doenças
 transmitidas por animais domésticos, com enfoque na
toxoplasmose
16 - O papel das ciências no cotidiano escolar: Uma
proposta para as séries iniciais do ensino fundamental
17 - Visão da Hepatite B entre alunos do ensino médio
18 - Avaliação do conhecimento da Tricomoníase entre
alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas
25 - Análise da abordagem sobre os cnidários em nove
livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental
26 - Elaboração de Projeto de Prática do Ensino de Ciências
sobre Leishmaniose Tegumentar Americana
36 - Verificação da abordagem do tema peixes, ao longo
do ensino da zoologia, nos livros didáticos do ensino
 fundamental
37 - Análise do Livro Didático do 7º ano do Ensino
Fundamental II sobre o tema: Flores – O órgão reprodutor
 das Angiospermas.
42 - Análise de atividades práticas no ensino da botânica
 nos livros didáticos de Biologia.
66 - Experimentando o ensino da botânica nas escolas
 a partir dos saberes populares no âmbito familiar
67 - A análise de aulas práticas em laboratório para
discentes por universitários biólogos da área de saúde

0 comentários:

Postar um comentário